Prof. Dr. Cristiano Torres
Os satélites da NASA – National Aeronautics and Space Administration e NOAA: National Oceanic & Atmospheric Administration realizam a observação contínua da Terra e geram diferentes produtos ambientais e climáticos para pesquisadores e autoridades.

Entre esses produtos, destacamos os mapas de incêndios que mostram mensalmente a localização de focos ativos de fogo em todo o mundo. Esses mapas são produzidos com base em observações dos sensores MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer). As cores refletem a quantidade (não o tamanho) de incêndios observados em uma área de 1.000 quilômetros quadrados. Pixels brancos indicam áreas com até 30 incêndios diários, enquanto pixels laranja mostram até 10 e áreas vermelhas indicam até 1 incêndio por dia.
Os mapas de monóxido de carbono apresentam as médias mensais desse gás a uma altitude de cerca de 12.000 pés, com base nos dados do sensor MOPITT (Measurements Of Pollution In The Troposphere ). As concentrações de monóxido de carbono são expressas em partes por bilhão por volume (ppbv), o que significa que, para cada bilhão de moléculas de gás no volume medido, uma delas é de monóxido de carbono. Áreas amarelas indicam pouca ou nenhuma concentração de monóxido de carbono, enquanto concentrações mais elevadas são representadas por cores laranja e vermelha.
#criseclimática
Fonte: https://lnkd.in/e7ansRx6





